terça-feira, 1 de setembro de 2015

Aventuras no Egito #1 - Por que Egito?

Como vocês devem ter percebido dei uma sumida do blog nos últimos tempos, mas isso tem uma explicação!

Depois de várias semanas analisando as possibilidades, conversando com os meus pais e pesquisando muito... Decidi fazer o meu primeiro intercâmbio social com a AIESEC e, como podem imaginar, para o Egito! Após tomar essa decisão, comecei a correr para resolver todos os assuntos “diplomáticos” relacionados à viagem, como procurar um projeto, comprar passagens, tomar vacina e conseguir o meu visto. No meio disso tudo acabei por ficar sem tempo para continuar postando no blog, mas agora além das entrevistas, resenhas e novidades sobre livros, pretendo fazer postagens especiais falando como vai ser(e como está sendo) a minha experiência por lá!

O que é a AIESEC?

Como disse anteriormente, estou indo para o Egito realizar um projeto social, ou seja, sem fins lucrativos, mas ao mesmo tempo terei a oportunidade de conhecer o país, sua cultura e riqueza como um bom e velho turista. Tudo isso será com o apoio da AIESEC, que é uma organização não governamental presente em mais de 120 países, desenvolvendo nos jovens a liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios realizados em parceria com organizações, instituições e negócios ao redor do mundo.

Primeiros passos rumo ao seu projeto ideal.

São dois os programas de intercâmbio oferecidos pela AIESEC. O primeiro deles, e sendo o que eu vou, Cidadão Global é aquele para quem está em busca de uma viagem com duração entre 6 e 8 semanas (existe a possibilidade de se estender a doze), e tem interesse em fazer algum tipo de trabalho voluntário, podendo ter estadia e alimentação inclusos ou não.

Já o Talento Global tem uma duração maior, entre três e doze meses, e você recebe um salário para se manter no país enquanto trabalha.

Nos dois programas tenha em mente que você irá arcar com os custos da passagem, documentação necessária (visto, passaporte, etc.) e seguro de saúde, além de uma taxa paga á AIESEC, com um valor em torno de R$1250,00 referente ao Cidadão Global. Entre todas as pesquisas que fiz, o valor que paguei para a organização foi o mais barato ao compararmos com as outras agências de viagem convencionais. Além disso para participar dos intercâmbios é necessário que você tenha entre dezoito e trinta anos, esteja cursando alguma coisa na faculdade, ou concluído o curso em no máximo dois anos, podendo ser em uma graduação ou pós-graduação.

Bom, após você entrar no site da AIESEC e fazer a sua inscrição para o Cidadão Global, alguém da organização irá entrar em contato e marcar uma conversa para explicar melhor os detalhes do intercâmbio, a visão deles e o que esperar da viagem.

Após a reunião, você ainda continua interessado em viajar? Então eles irão colocá-lo em uma plataforma chamada Internships, e é aqui que tudo começa de verdade!

Lá você precisará procurar pelo projeto que mais se encaixa com o que você pretende desenvolver. São milhares de projetos ao redor do mundo disponíveis para escolher. Ás vezes o próprio pessoal da AIESEC pode pesquisar para você e oferecer algo que se encaixe, mas acho melhor que você mesmo entre no sistema e busque pelo que quer. Garanto que vale a pena!

Depois de escolher o seu projeto, você irá se aplicar nele e aguardar que a AIESEC do país entre em contato com você. Eles irão fazer uma entrevista, provavelmente via Skype, e depois é só torcer para ser aprovado! Algumas vagas são bem concorridas, outras já são mais tranquilas. Tudo depende de sorte e da época em que você está viajando!

Por que escolhi o Egito?



A quantidade de projetos disponíveis no sistema é enorme e se você não estiver bem consciente do que quer realizar, pode ficar extremamente em dúvida do que escolher. No início do ano eu tinha plena certeza de que gostaria de ir ao México para dar aulas de português em uma universidade, mas em julho tudo mudou quando encontrei o “projeto perfeito” rolando no Egito. Então cancelei qualquer plano que tinha de visitar o México esse ano, e comecei a organizar tudo de novo, dessa vez com o intuito de ir ao país dos faraós!

Vocês devem estar se perguntando que projeto perfeito seria esse que me fez cometer a loucura de cancelar a minha viagem anterior e começar tudo do zero outra vez. Bem, vou contar cada detalhe dele agora:

Promote for Egypt with Explore Egypt 3.0 consiste em visitar lugares, cidades e pontos turísticos do Egito para a realização de fotos e vídeos com o intuito de divulgar o turismo no país. Além disso, os intercambistas terão a oportunidade de assistir aulas de edição de foto e vídeo. 

Eu estudo jornalismo e realmente gosto muito de fotografia. E qual o fotógrafo que não amaria ter a oportunidade de colocar uma mochila nas costas e sair por aí tirando fotos incríveis do Egito, não é mesmo? Isso para mim já parecia muito perfeito, mas aí recebi a informação que poderei criar uma revista promocional para divulgação do turismo no país, e decidi que definitivamente essa oportunidade era indispensável.

Então depois de todas as razões apresentadas, acho que está mais do que explicada a razão para a minha loucura em cancelar, temporariamente, a minha viagem para o México e criar coragem de me aventurar pelo Egito, não é mesmo? O meu projeto terá duração de dois meses e passarei o Natal e o ano novo por lá, algo que me assusta um pouco.  Imagino que muito mais do que apenas certo desenvolvimento como profissional, terei a oportunidade de crescer como pessoa e ser humano, afinal será a primeira vez que passarei tanto tempo longe da família, sem encontrar a comida pronta na mesa todos os dias e num país que tem uma cultura muito, muito distante da minha.

Acho que o post ficou um pouco grande, mas espero que tenham gostado. Qualquer dúvida basta postar nos comentários e eu ficarei feliz em responder. =D Com o passar das semanas irei postando as novidades sobre como estão sendo os preparativos para a viagem.

Acredito não estar esquecendo de mais nada, caso esteja depois volto aqui para acrescentar mais alguma coisa.

Ah, quase esqueci! Não deixem de assistir esse vídeo, é muito legal e se não me engano foi realizado por um intercambista que esteve por lá no ano passado. =D



Até breve,
Jhonatas Nilson.

6 comentários:

  1. Nossa, que tudo!!!! Eu não conhecia a AIESEC. Vou procurar saber mais, porque realmente me interessei. Pelo que vc falou, eu me encaixo nos requisitos. Quero saber um pouquinho mais sobre as opções para se fazer nesses países e ver se tem algo que me identifico.

    Muito boa sorte pra vc, que tudo dê certo na sua viagem. E já prevejo livros maravilhosos ambientados no Egito, hehe!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia o projeto, mas é muito bacana. Sempre fui apaixonada pela mitologia egípcia, então sempre fui louca para conhecer o Egito.

    Parabéns pela escolha (não pude deixar de lembrar da viagem que os Weasley fizeram em Harry Potter para o Egito! hahaha).

    Abraços,
    ser-escritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Eu não conhecia esse projeto, mas achei incrivelmente legal! Espero que tudo de certo lá pra você!
    Deve ser muito legal esse país. To lendo um livro que se passa lá!
    Abraços
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia esse projeto :\ Mas, adorei conhecê-lo!
    Tenho muita vontade de estudar jornalismo como você, também sou aspirante à escritora e leitora!! No momento estudo letras e adoro!
    Amei o blog! Seja bem vindo ao meu.

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jhonatas.
    Não conhecia o projeto, mas gostei muito de conhecer.
    Nunca tinha pensando em estudar ou conhecer o Egito, mas suas explicações me encheram de uma vontade que antes não tinha.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Sempre me interessei pelo Egito nas aulas de arte no ensino médio mais nunca me interessei em conhecer pessoalmente, ficou ótimo o post. Bem explicativo, parabéns pelo blog!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir